quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014


O CREDO APOSTÓLICO

Primeiro artigo:
De Deus Pai ou da Criação

Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra.

Que significa isto?

Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva; além disso me dá vestes, calçado, comida e bebida, casa e lar, esposa e filhos, campos, gado e todos os bens. Supre-me abundante e diariamente de todo o necessário para o corpo e a vida; protege-me contra todos os perigos e me guarda de todo o mal. E tudo isso faz unicamente por sua paterna e divina bondade e misericórdia, sem nenhum mérito ou dignidade da minha parte. Por tudo isto devo dar-lhe graças e louvor, servi-lo e obedecer-lhe.
Isto é certamente verdade.

SEGUNDO ARTIGO:

De Deus Filho ou da Redenção (Salvação).

E em Jesus Cristo, seu Filho Unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.

Que significa isto?

Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da virgem Maria, é meu Senhor. Pois me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo; não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte, para que eu lhe pertença e viva submisso a ele, em seu reino. e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança, assim como ele ressuscitou dos mortos, vive e reina eternamente.
Isto é certamente verdade.

TERCEIRO ARTIGO

De Deus Espírito Santo e da Igreja ou da Santificação

Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

Que significa isto?

Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé. Assim também chama, congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé. Nesta cristandade perdoa a mim e a todos os crentes diária e abundantemente todos os pecados, e no dia derradeiro me ressuscitará a mim e a todos os mortos, e me dará a mim e a todos os crentes em Cristo a vida eterna.
Isto é certamente verdade.


OS DEZ MANDAMENTOS

OS DEZ MANDAMENTOS

PRIMEIRO MANDAMENTO:
Eu sou o Senhor, teu Deus. Não terás outros deuses diante de mim.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e confiar nele acima de todas as coisas.


SEGUNDO MANDAMENTO:
Não tomarás em vão o nome do Senhor, teu Deus, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, em seu nome não amaldiçoar, jurar, praticar a feitiçaria, mentir ou enganar; mas devemos invocá-lo em todas as necessidades, orar, louvar e agradecer.


TERCEIRO MANDAMENTO:
Santificarás o dia de descanso.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não desprezar a pregação e a sua palavra; mas devemos considerá-la santa, gostar de a ouvir e estudar.


QUARTO MANDAMENTO:
Honrarás a teu pai e a tua mãe, para que vás bem e vivas muito tempo sobre a terra.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não desprezar nem irritar nossos pais e superiores; mas devemos honrá-los, servi-los, obedecer-lhes, amá-los e querer-lhes bem.

QUINTO MANDAMENTO:
Não matarás.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não causar dano ou mal algum ao nosso próximo em seu corpo; mas devemos ajudar-lhe e favorecê-lo em todas as necessidades corporais.

SEXTO MANDAMENTO:
Não cometerás adultério.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, viver uma vida casta e decente em palavras e ações, e cada qual ame e honre seu consorte.

SÉTIMO MANDAMENTO:
Não furtarás.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto não tirar ao nosso próximo o dinheiro ou os bens, nem nos apoderar deles por meio de mercadorias falsificada ou negócios fraudulentos; mas devemos ajuda-lo a melhorar e conservar os seus bens e o seu meio de vida.


OITAVO MANDAMENTO:
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto não mentir com falsidade, trair, caluniar ou difamar o próximo mas devemos desculpa-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira.


NONO MANDAMENTO:
Não cobiçarás a casa do teu próximo.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não pretender adquirir, com astúcia, a herança ou casa do próximo, nem nos apoderar dela sob aparência de direito; mas devemos ajudar-lhe e servi-lo para conserva-la.

DÉCIMO MANDAMENTO:
Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem os seus empregados, nem o seu gado, nem coisa alguma que lhe pertença.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não apartar, desviar ou aliciar a mulher do próximo, os seus empregados ou o seu gado; mas devemos aconselha-los para que fiquem e cumpram o seu dever.

Que diz Deus de todos estes mandamentos?

Ele diz:
Eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta gerações daqueles que me aborrecem; e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

Que significa isto?

Deus ameaça castigar todos os que transgridem estes mandamentos, por isso devemos temer a sua ira e não transgredi-los. Mas ele promete graça e todo o bem aos que os guardam. Por isso mesmo devemos ama-lo, confiar nele e de boa vontade cumprir os seus mandamentos.