CANTINHO DOS CONFIRMANDOS

PERGUNTAS E RESPOSTAS 

PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO

 I - OS DEZ MANDAMENTOS
01. O que estudamos na Instrução de Confirmandos? R. Os principais ensinos bíblicos reunidos no Catecismo Menor de Martinho Lutero.
02. Para facilitar o estudo das principais doutrinas bíblicas Martinho Lutero escreveu o Catecismo Menor em seis partes principais. Quais são eles? R. Os Dez Mandamentos, o Credo Apostólico, o Pai Nosso, Sacramento do Batismo, Oficio das Chaves e a Confissão e Sacramento do Altar.
03. Deus deu os 10 Mandamentos em um alto monte. Que monte era esse? R. Monte Sinai.
04. O que Deus condena no primeiro mandamento? R. Ter ou adorar outros deuses.
05. O que Deus ordena no primeiro mandamento? R. Confiar nele acima de todas as coisas.
06. O que algumas pessoas adoram em lugar de Deus? R. Ídolos
07. O que um ídolo? R. Pessoas ou coisas nas quais depositamos nossa confiança e esperança.
08. Cite o texto bíblico que diz que devemos adorar e prestar culto somente a Deus. R. Mt 4.10 – Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto.
09. Porque não adianta dirigir nossas orações aos ídolos? R. O Salmo 115.4-7 diz que eles são feitos de pedra ou madeira. Tem olhos e não veem, ouvidos e não ouvem, nariz e não cheiram, boca e não falam, mãos e não apalpam, pés e não andam e som nenhum sai de sua garganta.
10. Cite alguns ídolos adorados no Antigo testamento. R. Dagom, Baal, Poste Ídolo.
11. Cite um ídolo adorado no Novo Testamento. R. Diana, a deusa dos Efésios.
12. Cite alguns ídolos adorados no Brasil. R. Virgem Maria, Padre Cícero, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, São Jorge...
13. Quando cumprimos o Primeiro mandamento? R. Quando damos a Deus o primeiro lugar em nosso coração.
14. O Que Jesus diz em Mateus 10. 37 aos que amam os pais, os filhos, os amigos, etc... mais do que a ele?  R. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim , não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;
15. Recite o versículo de Genesis 17.1, onde Deus pede como devemos viver na sua presença. R. Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.
16.  O que significa temer a Deus? R. Temer a Deus significa ter medo do castigo de Deus, mas, principalmente reverenciar, respeitar, adorar e obedecer a Deus acima de todas as coisas.
17. O que quer significa amar a Deus? R. Amar a Deus é considerar Deus o nosso melhor amigo porque ele é bom para conosco e nos amou primeiro.
18. O que significa confiar em Deus? R. Confiar em Deus que dizer crer nele, depender dele e esperar dele toda a ajuda.
19. O que diz Jr 17.1 a respeito daqueles que confiam cegamente nas pessoas?  R. “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor.”
20. Que diz o 2º Mandamento? R. Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus.
21. Quando pecamos contra o 2º Mandamento? R. Quando tomamos o nome do Senhor Deus em vão.
22. Quando o nome de Deus é tomado em vão? R. Quando amaldiçoamos, juramos, praticamos a feitiçaria, mentimos ou enganamos em nome de Deus.
23. O que significa amaldiçoar? R. Amaldiçoar é falar mal de Deus ou de coisas sagradas ou usar o nome de Deus para desejar o mal a alguém.
24. O que significa jurar? R. Invocar a Deus por testemunha de que estamos falando a verdade.
25. Quando jurar é pecado? R. Quando é feito com falsidade, de modo leviano, ou sem necessidade.
26. Porque praticar a feitiçaria em nome de Deus é pecado gravíssimo? R. Porque ali o nome de Deus é usado sem a sua permissão e promessa.
27. De que maneira os falsos profetas usam o nome de Deus em vão? R. Pregando as suas próprias ideias como se fossem palavra de Deus.
28. Como o hipócrita usa o nome de Deus em vão? R. Quando ele em nome de Jesus quer levar outros a crerem que ele é cristão.
29. O que diz o texto de Gálatas 6.7 aos que usam o nome de Deus em piadas? R. Não vos enganeis, de Deus não se zomba.
30. O que diz o texto de Mateus 15.8 a respeito dos hipócritas? R. Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
31. Como devemos usar o nome de Deus? R. Devemos usar o nome de Deus para invocá-lo em todas as necessidades, orar, louvar e agradecer.
32. Como o Salmo 50.15 nos orienta a usar corretamente o nome de Deus? R. Invoca-me no dia da angústia, eu te livrarei e tu me glorificarás.
33. Que quer dizer mentir em nome de Deus? R. Ensinar doutrina falsa como se fosse a Palavra de Deus.
34. Que Deus ordena no terceiro mandamento? R. Santificarás o dia do descanso.
35. Quando pecamos contra o terceiro Mandamento? R. Quando desprezamos ou damos pouca importância à Palavra de Deus.
35. Qual é a vontade de Deus relatada em Hb 10.13, em relação a nossa presença nos cultos e outras atividades da congregação? R. Não deixemos de congregar-nos como é costume de alguns.
36. Quando obedecemos o Terceiro Mandamento? R. Quando vamos à igreja regularmente, lemos e ouvimos a palavra de Deus com alegria, cremos nela e procuramos fazer o que ela nos ensina.
37. Quando desprezamos a palavra e a pregação? R. Quando não vamos aos cultos, estudos bíblicos, e outras reuniões de estudo da palavra de Deus; quando não lemos ou estudamos a palavra de Deus em casa; quando ouvimos a palavra de Deus, mas não prestamos atenção no que ela diz e nem fazemos o que ela diz. Quando preferimos trabalhar, passear, ir a um aniversário em vez de irmos ao culto na igreja.
38. De que maneira o povo de Deus no Antigo Testamento, santificava o sábado? R. Descansando do trabalho diário e ouvindo a Palavra de Deus.
39. Quais os únicos motivos que justificam nossa ausência aos cultos? Obras de caridade inadiáveis, trabalhos urgentes e enfermidades.
40. Porque o povo de Deus no Novo Testamento não está mais obrigado a guardar o sábado? R. Porque Deus aboliu o sábado do Antigo Testamento. Em Cl 2.16 está escrito: Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa ou lua nova, ou sábados.
41. Deus ordenou o Povo do AT guardar o Sábado. Porque a primitiva Igreja Cristã escolheu o domingo para seu dia de Culto a Deus?  R. Porque Jesus ressuscitou no domingo.
42. Ouvir e aprender a palavra de Deus é tão importante para a minha alma quanto o quê? R. A comida  e a água para o meu corpo.
43. Como devo alimentar regularmente a minha alma? R. Ouvindo e lendo regularmente a palavra de Deus.
44. De acordo com COLOSSENSES 3.16, o que deve habitar em nós ricamente? R. A Palavra de Cristo.
45. Para que finalidade guardamos o domingo e outras datas importantes como o Natal, Páscoa e Pentecostes? R. Para prestar nosso culto a Deus.
46. O que diz Jesus em Lc 11.28 , aos que amam a sua palavra? Bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardem.
47. Que diz o 4º Mandamento? R. Honrarás teu pai e tua mãe, para que vás bem e vivas muito tempo sobre a terra.
48. Que significa isso? R. Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não desprezar nem irritar nossos pais e superiores, mas devemos honrá-los, servi-los, obedecer-lhes, amá-los e querer-lhes bem.
49. Porque devemos honrar nossos pais e superiores? R. Porque eles são os representantes de Deus aqui na terra.
50. Que diz Rm 13.1 a respeito disso? R. Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores, porque não há autoridade que não proceda de Deus.
51. Quando pecamos contra estes representantes de Deus? R. Quando os desprezamos, desobedecemos-lhes ou provocamos a sua ira.
52. De que maneira os filhos podem provocar a ira dos pais? R. Sendo desobedientes e faltando com respeito.
53. A que estão sujeitos os filhos que desobedecem os pais? R. A ira de Deus.
54. Que atitudes Deus espera que tenhamos em relação aos nossos pais? R. Que os amemos, os tratemos com carinho, os honremos e os servimos.
55. Especialmente quando os nossos pais necessitam do nosso amor? R. Quando estiverem idosos, doentes e desamparados.
56. Que Deus promete aos filhos que honrarem seus pais? R. Vás bem e vivas muito tempo sobre a terra.
57. Somente em que situação podemos desobedecer aos nossos pais? R. Quando nos mandam fazer coisas contrárias a vontade de Deus.
58. Cite o texto bíblico que ensina que, eu preciso em primeiro lugar obedecer a Deus. R. Atos 5.29 – Antes importa obedecer a Deus do que aos homens.
59. De acordo com Gênesis 47.7-1, responda:
a) Que posição desfrutava José no Egito? R. Era governador.
b) Qual era a ocupação de seu pai Jacó? R. Pastor de ovelhas.
c) Como José demonstrou que amava e honrava seu pai? R. Convidando-o a ir morar junto dele no Egito e suprindo-lhe de tudo.
d) O que nós podemos fazer para tornar nossos pais felizes? R. Cuidando dele quando ele estiver em idade avançada e precisar de nossa ajuda.
60. Em Levíticos 19.32 aprendemos como honrar uma pessoa idosa numa fila de banco, num ônibus, etc... Transcreva o texto bíblico. R. Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do Ancião.
61. Que diz o 5º Mandamento? R. Não matarás.
62. Que significa isso? R. Não causar dano ou mal algum ao nosso próximo em seu corpo.
63. Ler Lucas 10.25-37 e responder:
a) Que aconteceu ao viajante no caminho para Jericó? R. Foi assaltado e espancado.
b) Como os sacerdotes e Levitas procederam para com o viajante? R. Ao verem o homem ferido, passaram apressadamente por ele sem prestar socorro.
c) Porque foi errada esta forma de conduta? R. Porque deixaram de ajudar o próximo em sua necessidade corporal.
d) Como agiu o samaritano? R. Ele prestou socorro. Lavou as feridas, aplicou remédio em seus ferimentos, o enfaixou e a seguir levou-o até uma hospedagem e cuidou dele durante toda a noite. No dia seguinte, deu dinheiro a o dono da hospedaria para cuidar dele até ficar bom.
e) Que moveu o samaritano a agir desta forma? R. O amor de Jesus.
64. O que Deus proíbe ao dizer “não matarás”? R. Causar dano ou mal ao nosso próximo em seu corpo.
65. De que maneira é causado dano ao nosso próximo e seu corpo? R. Quando se lhe causam ferimentos ou se lhe tira a vida.
66. Quando cometemos assassinato contra o próximo em nosso coração? R. Quando o odiamos.
67. O que diz a Bíblia em 1 Jo 3.15 a respeito dos que odeiam o próximo? R. Todo aquele que odeia o seu irmão é assassino.
68. Quando causamos dano ao nosso próprio corpo? R. Quando abusamos de suas funções por meio de excesso de trabalho, vícios ou quando cometemos suicídio.
69. Por que devemos tomar cuidado com o nosso corpo? R. Porque o nosso corpo é templo do Espírito Santo.
70. Por que somente Deus tem o direito de tirar a vida de alguém? R. Porque ele é o Doador da vida.
71. A quem Deus deu o direito de tirar a vida humana a fim de punir crimes? R. Às autoridades governamentais devidamente constituídas para este fim.
72. De que maneira devemos ajudar e defender o nosso próximo? R. Auxiliando-o em suas necessidades e enfermidades, e ajudando-o a conservar os seus bens e o seu meio de vida.
73. Por que é fácil ajudar a socorrer aos que nos amam? R. Porque a sua bondade nos cativa a ajudá-los.
74. Porque é tão difícil ajudar a socorrer os nossos inimigos? R. Porque o mal que nos causam nos move a odiá-los.
75. O que Deus ordena no 5º Mandamento? R. Ajudar o nosso próximo em todas as necessidades corporais, inclusive os nossos inimigos.
76. Qual deve ser a nossa atitude para com os que nos causam o mal? R. Pagar o mal com o bem,
amando e perdoando-os.
77. Que diz o apóstolo Paulo em Romanos 12.20 a respeito? R. “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber.”
78. Que diz o 6º Mandamento? R. Não adulterarás
79. Que significa isso? R. Viver uma vida casta e decente em palavras e ações, e cada qual amando e honrando o seu consorte.
80. De acordo co o texto de Gênesis 39.1-23, responda:
a) Quem fez de José um escravo e porque? R. Seus irmãos. Por que tinham ciúme e inveja dele.
b) A que pecado procurou a mulher de Potifar induzir José? R. Adultério.
c) O que ele respondeu a ela? R. “Não! Como poderia eu cometer tão grande pecado contra Deus?”
d) Como José foi recompensado por Deus por ter se mantido puro? R. José tornou-se governador no Egito.
81. No sexto mandamento, aprendemos que devemos nos manter puro e fugir daquilo que nos induz ao pecado.
a) O que diz o apóstolo em 1 Tm 5.22 sobre o assunto?  R. Conserva-te a ti mesmo puro.
b) E o que ele diz em 1 Co 6.18? R. Fugi da impureza.
82. Que é o matrimônio? R. É a união indissolúvel entre um homem e uma mulher.
83. Que requer Deus dos cônjuges? R. Que sejam fiéis, que amam e ajudem um ao outro enquanto viverem.
84. De que se tornam culpados os que não guardam o voto matrimonial? R. Adultério.
85. Porque devemos nos afastar das más companhias? R. Porque elas nos tentam ao pecado.
86. Porque devemos evitar toda e qualquer impureza? R. Porque a impureza danifica nosso corpo e alma, e além disso, é pecado contra Deus.
87. A quem afastamos de nós por meio de pensamentos, palavras e ações impuras? R. O Espírito Santo e os anjos de Deus.
88. Porque é tolice pensar que as más ações podem ser praticadas sem o conhecimento de Deus? R. Porque Deus vê tudo, até os nossos pensamentos mais secretos ele conhece.
89. O que nos auxilia a levar uma vida pura? R. Trabalho, diversos sadias, bons amigos, literatura cristã.
90. Qual é o agente purificador do coração humano? R. A Palavra de Deus.
91. Qual deve ser a nossa oração para conter os maus desejos? R.A mesma de Davi: “Crie em mim, ó Deus, um puro coração.” Sl 51.10.
92. No casamento, quem ajunta homem e mulher? R. Deus.
93. Quem não deve separar homem e mulher? R. O homem.
94. Que diz Mt 19.6 a respeito disso? R. “O que Deus ajuntou não o separe o homem.”
95. De acordo com a história registrada em Js 7.1-26, porque Deus deixou de ajudar o povo de Israel? R. Porque quebraram um acordo feito com Deus, tomando para si e ocultando objetos que Deus proibiu pegarem.
96. Por que constituiu tão grave erro haver Acã ocultado para si aquelas poucas coisas encontradas em Jericó? R. Porque desobedeceu a ordem de Deus.
97. Como foi punido o pecado de Acã? R. Com a morte.
98. Que diz o Sétimo Mandamento? R. Não furtarás.
99. Que significa isso? R. Não tirar ao nosso próximo o seu dinheiro ou os seus bens, nem nos apoderar deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios fraudulentos.
100. Qual é a forma mais comum de furtar? R. É tirar o dinheiro ou os bens de alguém, ou obrigá-lo a desfazer-se deles.
101. Que outras formas de furto são comuns e conhecidas? R. Dar troco de menos; surrupiar objetos nas lojas; cometer fraude; cobrar preços exagerados; deixar de pagar empréstimo feito; ignorar as próprias dívidas; ser preguiçoso no trabalho.
102. Que diz Deus da pessoa que ajuda o ladrão ou recepta coisas roubadas? R. Em Provérbios capítulo 29.24 Deus diz: Aquele que tem parte com o ladrão aborrece a sua própria alma.
103. Qual é a mais sutil forma de furto? R. O desejo de ver alguém perder a sua propriedade ou seus bens.
104. Que devemos fazer quando achamos algum objeto perdido? R. Restituí-lo ao seu legítimo dono.
105. Que devemos fazer quando a propriedade do próximo está em perigo? R. Dedicar todos os nossos esforços para protegê-la.
106. Que diz o salmista no salmo 37.21 a respeito daqueles que pedem emprestado e não pagam? R. Quem pede emprestado e não paga é ímpio. (in = sem; pio = fé; ímpio = pessoa sem fé, pagão).
107. Deus não quer que cometamos injustiça contra o próximo em diversas áreas. Transcreva o que diz o texto bíblico a respeito no texto de Lv 19.35: R “Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso nem na medida.”
108. Que orientações Deus dá em Ef 4.28 ao que não querem trabalhar e vivem de furtos e roubos? R. “Aquele que furtava, não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir o necessitado.”
109. Que diz o Oitavo Mandamento? E o que significa isso? R. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Isso significa não mentir com falsidade, trair, caluniar ou difamar o próximo.
110. De acordo com o texto bíblico de 2Sm 15.1-18.17, responda:
a) Que fez Absalão para destruir o bom nome de seu pai? R. Falou mal do seu pai.
b) Que castigo recebeu Absalão por causa do seu pecado? R. Foi morto.
111. De acordo com o texto de Pv 19.5, o que acontecerá com a falsa testemunha? R. Não ficará impune.
112. A vontade de Deus é que as pessoas sempre falem a verdade. Transcreva o versículo de Ef 4.25, que confirma esta afirmação: R. “Deixando a mentira, fale cada um a verdade com o se próximo, porque somos membros uns dos outros.”
113. De que forma Deus procura proteger o bom nome e a reputação do próximo? R. Proibindo-nos de fazer ou dizer qualquer coisa que o prejudique.
114. Porque devemos evitar até mesmo o simples pensar mal do nosso próximo? R. Porque, além de ser pecado, isso nos induz a falar mal do próximo ou a prestar falso testemunho contra ela.
115. De que forma é prejudicada ou destruída a boa reputação do nosso próximo? R. Quando mentimos a respeito dele, quando revelamos seus segredos, falamos mal dele, ou ficamos calados quando alguém o calunia.
116. Que devemos fazer para proteger o bom nome do próximo? R. Devemos defendê-lo contra a mentira, falar bem dele sempre que for possível e interpretar tudo da melhor maneira.
117. O nos deve induzir (levar) a obedecer a vontade de Deus no que diz respeito ao Oitavo Mandamento? R. O temor e o amor a Deus, e o amor ao nosso próximo.
118. Que diz o Nono Mandamento? R. Não cobiçarás a casa do teu próximo.
119. Que significa isso? R. Não pretender adquirir com astúcia a herança ou casa do  próximo, nem nos apoderar dela sob aparência de direito.
120. Que diz o Décimo Mandamento? R. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem os seus empregados, nem o seu gado, nem coisa alguma que lhe pertence.
121. Que significa isso? R. Não apartar, desviar, ou aliciar do próximo a sua mulher, os seus empregados, ou o seu gado.
122. De acordo com o texto de 1Rs 21.1-16, responda:
a) Por que o rei Acabe estava zangado? R. Porque desejava adquirir a vinha de Nabote, mas este não queria vendê-lo.
b) Por que Nabote não quis vender sua vinha? R. Porque a sua vinha era uma herança de seus antepassados.
c) Que fez Jezabel para que Acabe conseguisse a vinha? R. Subornou homens para dizerem ao rei que Nabote havia falado mal dele.
123. De acordo com 1 Tm 6.10, qual é a raiz do todos os males? R. O amor a dinheiro.
124. De acordo com Mt 15.19 o que procede do coração? R. Maus desígnios, homicídios, adultério, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.
125. Por que as pessoas cobiçam o que é dos outros? R. Por causa do seu descontentamento, inveja, avareza, amor ao poder e outros pensamentos e desejos impuros.
126. A que outros pecados a cobiça pode nos levar se ela não for freada? R. Assassinato, furto, mentira, adultério
127. De que maneira as pessoas, muitas vezes procuram adquirir astuciosamente o que é do outro? R. Por meios desonestos.
128. Por que o cobiçoso sempre deseja ter mais? R. Porque ele pensa que, quanto mais ele tem, mais poderoso e seguro se sentirá.
129. Como Deus quer que nos sintamos com os bens que ele nos dá? R. Contentes.
130. Como Deus quer que nos sintamos com respeito à propriedade do próximo? R. Que nos alegremos como seu progresso e que façamos tudo para ajudá-lo e conservar os seus bens e o seu meio de vida.
131. Qual é o resumo da primeira tábua dos 10 Mandamentos? R. Amarás o Senhor teu Deus do todo coração, alma e entendimento;
132. Qual é o resumo segunda tábua dos 10 Mandamentos? R. Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
133. O que Deus ameaça fazer aos que não obedecem aos mandamentos? R. Castigar a até a terceira ou a quarta geração.
134. O que Deus promete aos que obedecem aos seus mandamentos? R. Fazer misericórdia até mil gerações.

II - CREDO APOSTÓLICO

135. O que é um CREDO? R. É um breve resumo daquilo que cremos.
136. Quais são os 3 Credos reconhecidos pela igreja cristã? R. O Credo Apostólico, o Credo Niceno e o Credo Atanasiano.
137. Porque o Credo mais conhecido é chamado de Credo Apostólico? Porque é o resumo dos principais ensinamentos dos apóstolos de Cristo; aquilo que eles aprenderam de Jesus, creram, confessaram e ensinaram.
138. Recite o Credo Apostólico: Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Cristã - a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.
139. O Credo Apostólico apresenta 3 ensinamentos importantes, quais são eles? R. 1º - Deus Pai é o Criador (1º Artigo); 2º - Deus Filho é o Redentor (2º Artigo); e 3º - Deus Espírito Santo é o Santificador (3º Artigo).
140. Em que dia Deus criou o Homem? R. No sexto dia.
141. O que o difere de todas as demais criaturas? O Homem recebeu uma alma imortal.
142. Qual foi a maior bênção que Adão e Eva receberam de Deus? R. Serem criados a imagem e semelhança de Deus.
143. Em que sentido, Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus? R. Foram criados parecidos com Deus; santos e justos e tinham grande conhecimento sobre tudo.
144. Em quantos dias Deus criou o mundo e tudo o que nele há? R. Em seis dias.
145. O que Deus fez no sétimo dia? ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­R. Descansou.
146. Quais são as duas espécies de criaturas que Deus criou? R. Visíveis e invisíveis.
147. Para que finalidade Deus criou os anjos bons? R. ­­­Para nos guardar e nos proteger, obedecer às ordens de Deus, louvar e servir a Deus.
148. Quando podemos contar com a presença dos anjos bons? Quando andamos no caminho do Senhor.
149. Cite 10 coisas que Deus nos deu ou nos dá por causa da sua divina e paterna misericórdia: R. Casa, lar, amigos, bons vizinhos, roupas, comida, calçados, proteção, vida, saúde, perdão.
150. Qual deveria ser a nossa atitude diante de tudo isso que Deus nos dá graciosamente? R. Dar graças a Deus, louvá-lo e servi-lo.
151. Conte com suas próprias palavras o que a Bíblia fala sobre a Criação do Homem. R. Deus nos criou conforme a sua imagem e semelhança, isto é, fomos criados santos, justos e perfeitos como é o nosso Deus. Deus também nos deu uma mente pensante e uma alma imortal, o que nos diferencia das demais criaturas de Deus.
152. O que a ciência fala sobre o surgimento do ser humano? R. Que o homem não foi criado por Deus como ele é hoje, mas ele evoluiu do macaco ou outro ancestral da mesma raiz do macaco.
153. A obra da criação é atribuída a qual pessoa da Santíssima Trindade? R. Primeira Pessoa – Deus Pai.
154. Por meio do que Deus fez os céus e o universo? R. Por meio do seu poder.
155. Do que Deus fez os céus e a terra? R. Do nada.
156. Quem se acerca de nós quando não andamos nos caminhos de Deus? R. Os anjos maus.
157. Quem é o nosso grande adversário (inimigo) e procura nos devorar como leão que ruge? R. O diabo.
158. O que Deus promete que não deixará de haver enquanto a terra existir? R. Semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. (Gn 8.22)
159. Quais são os dois nomes que a Bíblia dá ao Filho de Deus? R. Jesus  e  Cristo.
160. Jesus possui duas naturezas. Quais são elas? R. A natureza Divina e a Humana.
161. Cristo assumiu 3 ofícios aqui na terra. Quais são eles? R. Profético, Sacerdotal e Real.
162. Qual dos ofícios citados na resposta acima mostra Jesus como o Deus todo-poderoso? R. Ofício Real.
163. Jesus ensinou a palavra de Deus. Essa afirmação aponta para qual ofício de Jesus? R. Ofício Profético.
164. O que Jesus ordenou aos discípulos e a sua igreja em Mt 28.18 e 19 com respeito à missão de batizar e pregar? R. Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.
165. Jesus sacrificou-se por nós. Por isso ele também é chamado de: R. Sacerdote.
166. O que os sacerdotes ofereciam a Deus pelos pecados do povo no AT? R. Sacrifícios de animais.
167. O sacrifico realizado pelo sacerdote deveria ser repetido ano após ano. Quantas vezes Jesus precisou oferecer-se a si mesmo em sacrifício por nós? R. Uma vez por todas. (Hb 7.27).
168. Como sacerdote, o que Jesus cumpriu em nosso lugar? R. Toda a Lei de Deus.
169. Qual é o terceiro ofício de Jesus? R. Oficio Real.
170. Jesus é Rei porque governa todas as coisas, inclusive a sua igreja. Como Deus governa a sua igreja? R. Por meio do Evangelho.
171. Cristo governará os cristãos no céu. Como o reino dos céus é chamado? R. Reino da glória.
172. A vida de Jesus Cristo foi marcada por dois estados. O Estado de humilhação – quando não fez uso do poder de Deus. E o estado de Exaltação – neste estado, fez uso de suas qualidades de verdadeiro Deus. Cite três eventos importantíssimos na vida de Jesus em seu estado de Humilhação: R. Nasceu, padeceu, morreu.
173. Cite três eventos importantíssimos na vida de Jesus em seu estado de Exaltação: R. Ressucitou, desceu ao inferno, subiu aos céus.
174. Depois de ressuscitar, Jesus desceu ao inferno. O que ele foi fazer lá? R. Foi mostrar-se ao diabo e seus anjos que ele Ele venceu a morte, o pecado, o diabo e todos os inimigos infernais.
175. De acordo com o Mt 18.11 o que Jesus veio fazer neste mundo? R. Buscar e salvar os perdidos.
176. Como se chamava a cidade onde Maria e José foram se alistar e onde Jesus nasceu? R. Belém da Judéia.
177. Qual foi a “boa nova de grande alegria” que o anjo anunciou aos pastores – e para todos nós naquela noite fria de Natal, lá nos campos de Belém? R. É que hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
178. Depois de ressuscitado, Jesus foi visto por QUEM? R. Maria, Maria Madalena, Pedro, João, Céfas, os Doze, Tiago, e, no dia da sua ascensão foi visto por mais de 500 pessoas. (1 Co 15 )
179. Se Cristo não tivesse ressuscitado, o que seria VÃ? R. A nossa pregação e a nossa fé.
180. Quantos dias Jesus permaneceu aqui na terra depois de ressuscitado? R. 40 dias.
181. Ao subir aos céus, o que Jesus foi fazer na casa do Pai? R. Preparar-nos um lugar (Jo 14.2-3)
182. Quem é o Espírito Santo? R. É a terceira pessoa da Santíssima Trindade. É verdadeiro Deus, assim como o Pai e o Filho.
183. Que qualidades espirituais você possuía quando nasceu? R. Nenhuma. Pois nasci espiritualmente cego, morto e inimigo de Deus.
184. Quem deu a você a fé em Jesus? R. O Espírito Santo.
185. Como ele fez isso? R. Ele me chamou pelo Evangelho criando a fé em meu coração. 186. Quem é a Santa Igreja Cristã? R. Todos os cristãos espalhados pelo mundo.
187. Somente quem pertence à Santa Igreja Cristã? R. Somente aqueles que creem em Jesus.
188. Porque a Igreja Cristã é santa? R. Porque os seus membros são perdoados dos seus peados por meio de Cristo.
III - PAI NOSSO

189. O que é Orar? Falar francamente com Deus apresentando-lhe os nossos pedidos, louvores e agradecimentos.
190. O que pedir na oração? ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­R. Tudo o que precisamos. Tanto bens materiais como bens espirituais.
191. Onde Orar? R. Em qualquer lugar, especialmente em nosso quarto e na igreja.
192. Quando orar? R. Sempre e seguidamente. Especialmente no aperto.
193. Quais são as 3 maneiras de Deus atender as nossas orações? R. Sim; Espera um pouco; e, Não (quando aquilo que pedimos não for para o nosso bem).
194. Qual é a oração modelo que Jesus nos ensinou? R. A oração do Pai Nosso.
195. Quantos pedidos há nessa Oração? R. Sete.
196. Que pedimos nas três primeiras petições? R. Bênçãos espirituais.
197. Que pedimos na quarta petição? R. Bens materiais.
198. Que pedimos nas três últimas petições? R. Libertação do pecado e de todo o mal.
199. Com que sentimentos devemos orar a Deus? R. Destemor e confiança, certos de que ele atenderá nossos pedidos.
200. Recite a Oração do Pai Nosso: R. Pai Nosso que estás no céu...

IV - SACRAMENTO DO BATISMO

201. Segundo o ensino da IELB quantos sacramentos existem e quais são eles? R. Há dois sacramentos. O sacramento do batismo e o sacramento do Altar (a Santa Ceia).
202. O que é um sacramento? R. É um ato sagrado, instituído por Deus, pelo qual ele oferece, dá e confirma o perdão dos pecados pela palavra e por meio de elementos visíveis.
203. Quem instituiu o Batismo? R. Jesus Cristo.
204. Quando Jesus instituiu o Batismo? R. 40 dias após a sua ressurreição. Instantes antes de subir aos céus.
205. Com que palavras Jesus instituiu o Batismo? R. Ide fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Mt 28.18-19)
206. De acordo com Tito 3.5, o que é o batismo? R. É o Lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.
207. Cite 3 bênçãos recebidas no batismo: R. Perdão dos pecados, lavagem dos pecados, purificação, santificação, o reino dos céus, o privilégio de ser chamado filho de Deus, revestidos de Cristo, dons do Espírito Santo.
208. Todas as pessoas que foram batizadas vão para o céu? R. Não. Somente as que creem em Jesus. Em Marcos 16.16 está escrito: “Quem crer e for batizado será salvo. Quem, porém não Crê será condenado.”
209. Quem deve ser batizado? R. Todas as pessoas. Pois, Em Mateus 28.19, Jesus mandou batizar todas as nações. E Jesus também nos diz em Jo 3.5: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.
210. Quem deve realizar o batismo? R. Normalmente o pastor.
211. Quem pode fazer um “batismo de emergência”? R. Qualquer cristão.
212. Como o batismo é geralmente administrado? R. Derrama-se água sobre a cabeça da pessoa a ser batizada, proferindo as palavras: Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito.
213. Qual é a finalidade dos padrinhos de batismo? R. Testemunhar que a criança foi batizada corretamente, orar por ela, dar bons conselhos e ajudar na educação cristã sempre que necessário.

V - OFÍCIO DAS CHAVES E A CONFISSÃO

214. O que é o Ofício das Chaves? R. É o poder peculiar que Cristo deu a sua Igreja na terra para perdoar os pecados aos pecadores penitentes e retê-los aos impenitentes, enquanto não se arrependem.
215. Recite o texto bíblico de Mateus 16.19, onde Jesus confere este poder à igreja: R. “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; o que desligares na terra, terá sido desligado nos céus.”
216. Que pecados confessamos perante o confessor? R. Somente os pecados que conhecemos e sentimos no coração.
217. Quais pecados devemos confessar perante Deus? R. Todos os pecados, tanto aqueles que conhecemos como também aqueles que estão em nosso esquecimento.
218. Deus confiou o poder de perdoar pecados a sua igreja. Como a igreja faz uso desse poder? R. A congregação chama um pastor, que administra o Ofício das Chaves em seu nome e em seu lugar.
219. A absolvição anunciada pelo pastor é válida também no céu? R. Sim, ela é tão válida e certa, no próprio céu, como se Cristo mesmo, tratasse pessoalmente conosco.
220. Quem recebe o benefício da absolvição? R. Os pecadores penitentes, ou seja, aqueles que se arrependem dos seus pecados e creem em Jesus, o Salvador.
221. Porque o poder de perdoar pecados é chamado de Ofício das Chaves? R. Porque o céu é aberto ao pecador cujos pecados são perdoados e o céu é fechado ao pecador cujos pecados não são perdoados.
222. Quais são as palavras de absolvição normalmente ditas pelo pastor? R. Em virtude desta vossa confissão, na qualidade de ministro da Palavra, chamado e ordenado, vos anuncio a graça de Deus, e da parte e por ordem de Jesus Cristo, meu Senhor, vos perdoo todos os vossos pecados, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

VI - O SACRAMENTO DO ALTAR

223. Quem instituiu a Santa Ceia? R. Jesus Cristo.
224. Quando Jesus instituiu a santa Ceia? R. Naquela quinta feira quando foi traído.
225. Quais são os elementos visíveis presentes na Santa Ceia? R. Pão e vinho.
226. Quais são os elementos invisíveis presentes na Santa Ceia? R. Corpo e Sangue de Cristo.
227. De acordo com o ensino da IELB quantos elementos estão presentes na Santa Ceia? Quais? R. Quatro. Pão, vinho, corpo e sangue.
228. O que torna alguém digno de participar da Santa Ceia? R. A fé em Jesus.
229. O que acontece com a pessoa que participa indignamente da Santa Ceia? R. Recebe também o corpo e sangue de Cristo, porém, para o juízo (condenação).
230. Quais são as grandes bênçãos do Sacramento do Altar? R. Fortalecimento da fé, remissão dos pecados, vida e salvação.
231.  Quais as palavras de Jesus dão o poder de oferecer perdão, vida e salvação? R. “Dado e derramado em favor de vocês para remissão dos pecados.”

VII – A OFERTA CRISTÃ
232. Todas as coisas do universo, bem como o dinheiro e os bens que possuímos pertencem a quem? R. A Deus.
233. Cite um texto bíblico que confirma que todas as coisas pertencem a Deus? R. O Salmo 24.1 diz: Ao Senhor pertence o mundo e tudo o que nele existe, a terra e todos os seres vivos. O própria Deus afirma que tudo é dele, no Salmo 50.7-12.
234. De que forma muitas pessoas procuram conseguir as coisas de forma fácil e sem trabalho? R. Por meio de jogos de azar, loterias, bingos, rifas, enganos, assaltos, etc.
235. É correto ganhar o dinheiro por meio de jogos de azar, loterias, bingos, rifas, enganos, assaltos, etc...? R. Não.
236. Como Deus nos orienta a ganharmos o dinheiro e o os bens de forma honesta? R. Em Efésios 4.28 está escrito: Quem roubava não roube mais, antes trabalhe a fim de viver honestamente...
237. Para que finalidades, devemos usar nosso dinheiro e bens? Ofertar para o trabalho do reino de Deus, comprar roupas, comida, saúde, escola, estudo, lazer, ajuda aos necessitados, etc...
238. De acordo com Gn 14.20, quantos % de sua renda Abraão prometeu ofertar a Deus de tudo que Deus lhe daria? R. 10 %
239. Quantos % de sua renda Deus ordenou que os israelitas ofertassem de acordo com Lv 27.30 e Malaquias 3.10 para o trabalho do reino de Deus? Que bênçãos Deus prometeu aos que cumprissem este mandamento? R. 10% de toda a renda. Deus prometeu abrir as janelas do céu e derramar bênçãos sem medidas aos que cumprissem essa ordem.
240. De acordo com Provérbios 3.9, como somos orientados a adorar a Deus? R. Com as primícias de nossa renda, ou seja, com a primeira parte, como o melhor de nossa renda.
241. De acordo com 1 Co 16.2, como os cristãos de Corinto faziam suas ofertas? R. Separavam uma parte do seu ganho semanal para no culto ofertar ao Senhor.
242. Que orientações recebemos do apóstolo Paulo em 2 Co 9.7, a fim de ofertarmos de modo agradável ao Senhor? R. Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu em seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem oferta com alegria.
243. Para que finalidades, ofertamos? Para manutenção dos pastores, pagamento de imposto, conservação dos prédios da congregação, compra de material didático, material missionário, investir na missão de Deus em nosso país e exterior, etc...
244. Como e onde posso fazer a minha oferta? R. Nos cultos dominicais em minha congregação (ofertas de prato). A partir da confirmação cada membro comungante terá o seu envelope mensal, no qual fará a sua oferta assim que recebe o seu salário (separará a 1ª parte ao Senhor).
245. Quando posso parar de ofertar? Quando Deus parar de me abençoar, isto é, quando estiver morto.

VIII - A HISTÓRIA DA IGREJA LUTERANA

246. Qual o nome dos pais de Martinho Lutero? Hans Luther e Margarethe Lindemann
247. Em que cidade Martinho Lutero nasceu? Eisleben, Alemanha.
248. Com quantos dias de vida Martinho Lutero foi batizado? Um dia de vida.
249. Em que ano Martinho Lutero nasceu? 10 de novembro de 1483.
250. Em que dia e ano ele morreu? 18 de fevereiro de 1546
251. Quantos anos ele teve quando morreu? 62 anos.
252. Qual é o nome de sua esposa? Catarina de Bora.
253. Quantos filhos Martinho Lutero teve? 6 filhos; três meninas e três meninos.
254. Quais eram as heresias que ele combateu contra a igreja da época? A venda de perdão de pecados por meio de indulgências, sem a necessidade de arrependimento pelos pecados cometidos, e a salvação por meio de boas obras.
255. Porque Martinho Lutero foi excomungado da igreja católica? Ele foi pressionado pelo Papa Leão X a se retratar de tudo o que vinha pregando, mas, como ele não se retratou, foi excomungado.
256. Quando Martinho Lutero voltava da Universidade para visitar seus pais foi acometido por uma grande tempestade. Muito assustado, fez uma promessa que cumprira, caso saísse vivo desta tempestade. Que promessa foi essa?  Para quem ele fez esta promessa? R. Tornar-se monge. A promessa foi feita a Santa Ana, a quem era devoto.
257. Para combater os erros da igreja da época, Martinho Lutero escreveu quantas teses? Onde as afixou para que todos pudessem lê-las? R. 95 teses. Ele pregou estas teses na porta da Catedral de Wittenberg.
258. Em que dia e ano aconteceu a reforma Luterana? R. 31 de outubro de 1517, data em que as teses foram afixadas foram afixadas na Catedral de Wittenberg.
259. Ao ler as Sagradas Escrituras, o que Lutero descobriu e pregou com respeito a nossa salvação? R. Que somos salvos, não por meio das nossas obras, mas unicamente por meio da fé em Jesus.
260. Onde teve início a Igreja Luterana aqui no Brasil? Em São Pedro do Sul, município de Pelotas, RS.
261. Qual é o nome do 1º pastor da Igreja Luterana no Brasil? R. Rev. Johann F. Brutschin, de Novo Hamburgo.
262. Em que dia e ano a IELB foi fundada? 24 de junho de 1904.
263. Quantos anos a IELB tem hoje? 109 anos.
264. Em que estado brasileiro concentra-se o maior número de luteranos (cerca de 50%)? R. Rio Grande do Sul.
265. Qual é o lema da Igreja Luterana para o ano de 2013? R. Capacitando – Jesus o Sol Nascente, baseado no texto bíblico de Lucas 1.78: “O Senhor fará brilhar sobre nós a sua luz.”
266. Em que ano a Congregação Ebenézer foi fundada? R. 31 de outubro de 1980
267. Quantos membros batizados ela possui? 281 membros batizados.
268. Quem são os componentes da atual diretoria da congregação? R.
Presidente: Carlos Alberto Ehlert
Vice- Presidente: Delci Odete Mittelstadt Lenz
Tesoureiro: Ricardo Schmitt Hannes
Vice- Tesoureiro: Márcio Schrank
Secretária: Tatiana Kil Gretschmann
Vice- Secretária: Olga Beatriz Hepp Hannes
Conselheiros Fiscais: Nilson Schrank, Elton Gilmar Heimann, Herman João Froeder Neto.
269. Quem é o atual pastor da congregação? R. Rev. Sirio Klein Gretschmann.
270. Porque você quer servir a Deus nesta Igreja? R. Por que estou convicto de que esta igreja prega a palavra a administra os sacramentos fielmente de acordo com os ensinos de Jesus Cristo. 
271. Que dons você possui e quer colocar a disposição no trabalho no reino de Deus? (Resposta pessoal)

SELEÇÃO DE TEXTOS BÍBLICOS PARA MEMORIZAR

01. Feliz é a nação, cujo Deus é o Senhor. Sl 33.12
02. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55.6
03. Invoca-me no dia da angústia, e eu te livrarei, e tu me glorificarás. Salmo 50.15
04. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Salmo 46.1
05. Na minha angústia clamo ao Senhor, e ele me ouve. Salmo 120.1
06. O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Salmo 23.1
07. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e o mais ele fará. Salmo 37.5
08. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Sl 34.7
09. Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. 1 Tm 2.5
10. E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual possamos ser salvos. Atos 3.19
11. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16
12. Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mateus 11.28
13. Buscai, pois em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas. Mt 6.33
14. Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. Jo 14.4
15. Pela graça sois salvos, mediante a fé, isto não vem de vós; é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie. Efésios 2.8 e 9
16. Sujeitai-vos, portanto a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Tiago 4.7
17. Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto. Mt 4.10
18. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em min, ainda que morra, viverá. João 11.25
19. Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa. Atos 16.31
20. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Mateus 22.37
21. Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro. Salmo 4.8
22. Habite ricamente em vós a palavra de Cristo. Colossenses 3.16
23. Bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. Lucas 11.28
24. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos. Salmo 119.105
25. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da Vida. Apocalipse 2.10
26. Não deixemos de congregar-nos como é costume de alguns. Hebreus 10.25
27. Eu amo Senhor, a habitação de tua casa e o lugar onde a tua glória assiste. Salmo 26.8
28. Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. Salmo 34.1
29. Faze-me, senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Salmo 25.4
30. Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. Dt 6.5
31. Quem é de Deus ouve as palavras de Deus: por isso não me dais ouvidos, porque não sois de Deus. Jo 8.47


SOLI DEO GLORIA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário